• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator

A TASA Lubrificantes Ltda iniciou suas atividades de coleta, transporte e rerrefino de óleo lubrificante usado e/ou contaminado em 1973.

A empresa coleta óleo usado em diversos Estados brasileiros e transporta para a sua unidade industrial no Rio de Janeiro, onde processa este material devolvendo-o como óleo básico lubrificante para o mercado.

ISODesde o final da década de 1990 vem tomando medidas para melhorar seus procedimentos industriis, com controle ambiental para prevenção a poluição, redução da geração de resíduos e atendimento aos requisitos legais ambientais aplicáveis. A Licença de Operação, com validade até 2011, foi expedida pela FEEMA e seu sistema de gestão ambiental foi certificado pela ISO 14001.

Leia mais...

 
Educação Ambiental

Educação AmbientalA Educação Ambiental é um processo que visa à conscientização sobre a relação entre o homem e o meio ambiente. A lei 6938/81 que dispões sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, art. 2º, diz que a educação ambiental tem de ser aplicada a “todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente”. A Educação Ambiental é dividida em formal e informal. Ela é formal quando aplicada nas unidades de ensino, e informal quando suas atividades se realizam fora das escolas, envolvendo flexibilidade de métodos e conteúdos.
 
A questão da reciclagem de óleos lubrificantes usados está cada vez mais visada no contexto da preservação ambiental. Entre 1991-1993, a ONU financiou estudos sobre a disposição desses óleos, nos quais a principal conclusão a que se chegou foi que a solução para uma disposição segura dos óleos é o re-refino (reciclagem).

Leia mais...

 
Óleos lubrificantes

óleo lubrificanteO óleo usado, apesar de ser um resíduo, é comprado pelos re-refinadores, desestimulando o seu despejo nas redes de esgotos. No Brasil, os óleos são geralmente trocados em garagens e postos de gasolina, e posteriormente coletados por empresas re-refinadoras cadastradas na Agência Nacional do Petróleo (ANP), conforme exigências da lei.

Durante o seu uso na lubrificação dos equipamentos, a degradação termoxidativa do óleo e o acúmulo de contaminantes tornam necessária a sua troca. Além disso, parte do óleo é queimado no próprio motor, devendo ser reposto. No processo de troca do lubrificante, este é drenado para um tanque de acúmulo, para posterior reaproveitamento.

Leia mais...